segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Por que meu gato arranha meu sofá?


Os gatos vêem nossos móveis como um aparato perfeito para seu deleite, pois o sofá, por exemplo, é do tamanho ideal para o momento espriguiçadeira e a textura é a mais gostosa de todas para os coxins (almofadinhas) dos gatos. Por isso eles ficam totalmente confusos quando tentamos convencê-los de todas as formas de que ali não é o melhor lugar para fazerem aquilo. Imaginem, coloquem-se no lugar deles! rs

Quando os gatos enfiam suas delicadas e pontiagudas garrinhas em nossos móveis, na verdade, eles não estão afiando-as como a maioria pensa, mas sim retirando delas uma camada de unhas velhas. Isso mesmo, eles apenas querem desgastar a camada de unha externa pra que a unha nova possa surgir. Isso faz parte do instinto felino e, como nós já sabemos, gatos são perfeccionistas com sua aparência e cuidados, então eles sentem constante necessidade de utilizar o que quer que seja como arranhador. Também faz parte desse movimento as garrar retraírem e se mostrarem, exatamente como o gato selvagem faz em seu habitat pra caçar, escalar e se manter equilibrado. As costas, os ombros e as patas se esticam alongando e fortalecendo toda a musculatura.
Vocês sabiam que o único lugar em que os gatos suam é nas patas? Sim, eles apenas têm glândulas sudoríparas entre os coxins. Portanto, arranhar coisas e se agarrar nelas também faz parte do processo de marcação de território que o gato faz deixando seu cheiro.

E atenção: os gatos também podem querer seus móveis em sua utilização pessoal para chamar atenção! Exatamente! O gato é um animal muito esperto e cheio de peripécias, portanto ele logo notará que o som reproduzido por suas garrinhas destruindo seu sofá, mesa, cadeira, cama, entre outras coisas, fará com que dê a ele toda sua atenção!
 

Mas não fique desanimado: com o equipamento adequado pra que seu gato possa se espreguiçar e se limpar, um pouco de repreensão carinhosa e muita educação com respeito, você conseguirá salvar uma boa parte dos seus móveis!




Fonte inspiradora: “Por que os gatos são assim?” – Karen Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário